top of page

Dezembro Laranja e Vermelho: Mês da conscientização do Câncer de Pele e Prevenção ao HIV/AIDS e IST’

Com a chegada do mês de dezembro iniciamos nossa campanha de conscientização sobre o câncer de pele e sobre a importância da prevenção a HIV/AIDS e IST’s.

Dezembro Laranja

Criada em 2014 pela Sociedade Brasileira e Dermatologia (SBD), a campanha Dezembro Laranja surgiu com o objetivo de estimular a população na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele é a doença mais incidente entre a população: 176 mil novos casos ao ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).


O câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

O diagnóstico normalmente é feito pelo dermatologista ou cirurgião, por meio de exame clínico. Em algumas situações, é necessário o exame que permite visualizar algumas camadas da pele não vistas a olho nu. Alguns casos exigem um exame invasivo, que é a biópsia.

Saiba como prevenir o câncer de pele:

· Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;

· Procurar lugares com sombra;

· Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas;

· Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, protetor solar com fator de proteção 30, no mínimo. É necessário reaplicar o filtro solar a cada duas horas, durante a exposição ao sol, bem como após mergulho ou grande transpiração. Mesmo filtros solares “à prova d’água” devem ser reaplicados;

· Usar filtro solar próprio para os lábios.

Dezembro Vermelho

No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial contra a AIDS, sendo o mês escolhido para campanhas de conscientização sobre a prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A AIDS é uma síndrome que ataca o sistema imunológico e destrói os glóbulos brancos, deixando o corpo imunodeficiente.


O vírus pode ser transmitido através do esperma, secreção vaginal, sangue ou pelo leite materno.


Entre os sintomas estão fraquezas, náuseas e vômitos, febre, falta de apetite, rápido emagrecimento, candidíase persistente, suor noturno, diarreia, inchaço dos gânglios linfáticos e dores musculares.


Ainda não existe cura para a doença, mas existem tratamentos que possibilitam que a pessoa com o vírus tenha qualidade de vida.


Saiba como prevenir a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis:

· Utilizar camisinha durante a relação sexual;

· Exigir material descartável ou esterilizado em consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de exames, barbearias, serviços de manicure e estúdios de piercing e tatuagem;

· Não compartilhar objetos cortantes como agulhas, lâminas e seringas;

· Utilizar luvas ao manipular feridas e líquidos contaminados;

· Grávidas: façam teste HIV no pré-natal e, caso o resultado dê positivo, o médico orientará do procedimento para que a gravidez seja segura para o bebê.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tireoide

Comments


bottom of page